Almalajense pretende ser um espaço de debate de ideias e opiniões onde todos são bem vindos.Sempre tendo em vista o bem da nossa terra.

terça-feira, 15 de maio de 2007

Almagreira

Muito mudou em cem anos, uma visão que nos faz pensar no passado mas também no nosso futuro.

terça-feira, 1 de maio de 2007

A Ponte

Com o restauro e adaptação da antiga fábrica da baleia SIBIL a Centro de Artes e do Mar já em fase final, algumas questões importam levantar, nomeadamente a respeito da zona que envolve todo este conjunto como o melhoramento e embelezamento dessas áreas.
Uma dessas zonas é a Ponte aí existente construída em 1877 em pedra lavrada digna representante dos melhores canteiros da época e que não fica atrás de muitas pontes históricas que existem por esse pais fora, merece um tratamento mais digno.
Quando se procedeu ao aumento da mesma para que a estrada regional fosse alargada e isso já foi há algum tempo não houve o cuidado de se proceder a uma limpeza da sua pedra, não se pensou em arranjar uma forma para que o enorme tubo de água de cor vermelho não ficasse suspenso no ar à vista de todos e quebrando o próprio angulo de visão do antigo arco, fez-se um novo muro em blocos junto à estrada e utilizando as antigas pedras na base superior mas os blocos lá estão sem serem revestidos a cimento e ainda com os pedaços de madeira presos assim como os ferros a sair da parede.
Meus amigos são precisos mais cuidados quando se trata de um legado deixado pelos nossos antepassados que arduamente trabalharam sem as ajudas das tecnologias que hoje temos.
Os serviços do Estado deveriam ser mais responsáveis e acabar o que começaram rectificando todos estes erros e pintando toda a estrutura de betão de branco escondendo assim esse mesmo betão e ao mesmo tempo fazendo sobressair o negro das pedras da antiga ponte.