Almalajense pretende ser um espaço de debate de ideias e opiniões onde todos são bem vindos.Sempre tendo em vista o bem da nossa terra.

domingo, 24 de junho de 2007

Clube Náutico nova vida nova sede...

O Clube náutico das Lajes do Pico está de parabéns, desde a tomada de posse da actual direcção presidida por Deodato Azevedo que muito trabalho tem sido realizado, partindo do saneamento financeiro pois muitas e variadas dividas existiam, reactivação das escolas de velas e aquisição de vários embarcações da classe Optimist e recuperação de outras até à limpeza e reorganização do próprio espaço físico.
No passado dia 10 de Maio foi assinado um protocolo com a Direcção Regional da Cultura para a cedência dos antigos barracões ao Clube. Mais recentemente foi apresentado aos sócios o pré projecto da requalificação de toda essa área num projecto da autoria de um jovem arquitecto da nossa terra o Miguel Machado.
Não passando ainda de um pré projecto todos os sócios estão de uma maneira geral de acordo com ele por isso se todo correr bem as obras puderam se iniciar no final deste ano pois já tem assegurado uma parte do investimento pelo Governo Regional.
Os antigos barracões seram mantidos na sua traça original e será criado um novo corpo ao lado com um bar e esplanada panorâmica.
Terá um pequeno auditório, uma loja de vendas, sala de reuniões e formação, serviços administrativos, casas de banho entre outras valências, além claro de todo o piso inferior continuar a ser o arrumo dos botes baleeiros.
Boa sorte para esta direcção e continue com o bom trabalho as Lajes pouco a pouco vai progredindo no bom caminho. O Clube Náutico também já entrou no tempo da net tem seu site em www.cnlajesdopico.org.

sábado, 9 de junho de 2007

Velhos tempos...

Um passado não muito distante,agora novas funções a esperam mas sempre tendo como pano de fundo esse mesmo passado de trabalho e suor que foi a actividade da caça ao cachalote.

domingo, 3 de junho de 2007

Fábrica da Baleia - Centro de Artes e Ciências

Um dos marcos da nossa história local está a ser recuperado pela Câmara Municipal das Lajes a antiga Fábrica da Baleia, para se transformar no Centro de Artes e Ciências do Mar.
É uma grande obra de recuperação que está orçada em mais de 630.000 euros só para a construção civil depois no que diz respeito à museologia e equipamentos terá um orçamento perto de 400.000 euros.
Trata-se pois de um grande investimento que penso que não deixa ninguém indiferente e que vem enriquecer em muito o nosso património.
Todas as suas áreas serão aproveitadas e requalificadas para novas funções desde a criação de uma loja/livraria, centro de exposições, café e exposição permanente relacionada com a biologia do cachalote e a arte da caça a Baleia. A sua inauguração será no próximo mês de Novembro de 2007.