Almalajense pretende ser um espaço de debate de ideias e opiniões onde todos são bem vindos.Sempre tendo em vista o bem da nossa terra.

sábado, 14 de julho de 2007

Museu dos Baleeiros com novo rosto.

Depois de muitos anos de promessas e processos burocráticos finalmente começaram as obras de ampliação do Museu dos Baleeiros.
No passado dia 6 de Julho foi assinado o Auto de Consignação da obra entre a Direcção Regional da Cultura representada pelo Director do Museu do Pico Manuel Francisco Costa e a empresa Nascimento Caetano das Neves.
A obra tem um prazo de execução de 12 meses com um custo de cerca de 515 mil euros isto no que diz respeito à construção civil porque depois de terminada essa fase será instalado os mobiliários e equipamentos subindo assim os custos globais da obra para perto de 1 milhão de euros.
Em termos de arquitectura o novo espaço agora a ser construído irá manter o mesmo tipo de traçado do restante edifício no entanto no seu interior haverá algumas inovações necessários aos tempos e ás exigências actuais como é o caso de acessos para deficientes e crianças. O edifício será constituído por dois pisos.
O piso inferior terá uma nova galeria de exposições e eventos culturais, nova recepção com loja de vendas, secção educativa para trabalhar com públicos jovens, oficina de restauro e conservação de peças, arquivo e casas de banho públicas.
O piso superior será destinado às áreas admistrativas, técnicas, sala de reuniões e gabinete do director.
Trata-se pois de uma obra que vem em muito contribuir para um melhor serviço do museu pois cada vez é mais solicitado por quem nos visita e pela própria sociedade local.
Além disso vem recuperar uma área que estava abandonada ficando assim todo este quarteirão da frente marítima com uma nova imagem.
Pouco a pouca a Vila vai mudando de rosto para melhor.