Almalajense pretende ser um espaço de debate de ideias e opiniões onde todos são bem vindos.Sempre tendo em vista o bem da nossa terra.

sábado, 18 de agosto de 2007

Porto de Recreio Náutico das Lajes

Começaram as obras de construção do Porto de Recreio Náutico na nossa Vila mais propriamente no interior do porto na chamada Lagoa.
É uma obra que vai mudar o rosto de parte da nossa frente marítima especialmente toda a zona que corresponde à Avenida dos Baleeiros e que vem ordenar e criar novas valências ao porto Lajense que cada vez mais é um porto dedicado ao turismo desde que por aqui se iniciou a actividade de observação de cetáceos. Em termos de obra esta tem um prazo de execução de 8 meses devendo por isso ficar concluída em Abril de 2008 com um custo global que ultrapassara os 2 milhões e 700 mil euros e que está a ser executada pelo mesmo consórcio que está a realizar a obra de protecção marítima das Lajes os Irmãos Cavaco e a OFM.
Grande parte da obra ira nascer junto ao muro por baixo da Avenida Marginal partindo da Pesqueira até próximo da rampa das casas dos botes.
Será criado um terrapleno com 1000 m², um molhe cais com 120 metros de comprimento a uma cota de -1m (ZM) da qual 55 metros será acostável, um outro cais interior com 64 metros para abastecimento.
Além disso toda a bacia interior será dragada trabalho este que já está a ser realizado à algum tempo, também a antiga rampa de varagem irá ser reabilitada e melhorada.
Em termos de capacidade a estrutura terá cerca de 78 lugares de amarração em estrutura flutuante mas poderá aumentar para 100 se for utilizado os dois cais acostáveis.
Segundo algumas fontes isto trata-se de mais uma fase de melhoramento do nosso porto pois mais tarde poderá surgir uma outra estrutura com novas valências mas na nova bacia criada com a muralha de protecção.
Esta obra vem abrir as Lajes para o mundo e com isso novas possibilidades de desenvolvimento económico.