Almalajense pretende ser um espaço de debate de ideias e opiniões onde todos são bem vindos.Sempre tendo em vista o bem da nossa terra.

sexta-feira, 12 de janeiro de 2007

Quais os critérios??

Como primeiro post deste blog venho aqui tocar num assunto que me deixa realmente sem palavras. A onda por assim dizer de destruição que està a ter algum patrimonio aqui na nossa terra. Falo propriamente da demoluição da casa da Maria Natalia, uma das casas mais antigas da Vila, unica no aspecto de ser aquela que o alinhamento tradiçional de porta, janela não existe e com um chamado óculo central. Porque não foi mantida essa fachada em pedra?
Outro caso foi á poucos dias o ímovel que ficava por detrás da pastelaria Aromas e Sabores que simplesmente foi aniquilado. Apenas tratava-se do unico edificio da Vila em que existia nas janelas aventais em relevo de pedra lavrada assim como magnificas vergas e cunhais.
Que raio anda a C.M.L.P a fazer mais o seu gabinete técnico?
Para que anda um grupo de arquitectos á mais de um ano a elaborar o chamado Plano de Salvaguarda e Pormenor que já vai em largos milhares de euros se quando o acabarem não á mais nada para salvaguardar.

16 comentários:

Anónimo disse...

"Outro caso foi á poucos dias o ímovel que ficava por detrás da pastelaria Aromas e Sabores que simplesmente foi aniquilado."
Nisso tem toda a razão, mas existe um culpado nessa história. Alguém demoliu (MLA), alguém deu ordem (dono de Obra), e para tenear responder à ultima pergunta, pergunte ao Sr. Pedro Alvernaz porque razão aprova os projectos dos seus amigos e dos outros talvez não; Ou então melhor pergunte a esse menino se as conversas da esquina é que lhe pagam.
"Que raio anda a C.M.L.P a fazer mais o seu gabinete técnico?"

Anónimo disse...

O sr Pedro Alvernaz só faz o que lhe manda o Hernani

Anónimo disse...

Só uma pequenina chamada de atenção: Por favor, que se debata mas cuidado com a língua de Camões... se não têm a certeza use o corrector ortográfico do Word... o conteúdo é muito importante, mas olhe que a forma... não é menos.

Anónimo disse...

Obrigado por ter colocado o "Castelete" nos seus links.
Desejo-lhe sorte no propósito de defender aquilo que acha mais correcto nas e para as Lajes.
Já apliquei o princípio da reciprocidade no meu blogue.

Saudações

Anónimo disse...

Custa a crer que até já haja quem questione quem é amigo de quem??? O Pedro Alvernaz fazer o que lhe manda o Hernani????? Se ainda fosse o que lhe manda o Chefinho ou a Mulher???
Ao que a blogosfera chegou. Se é para isto este novo blog.Não obrigado.

Anónimo disse...

É capaz de ter muita razão no que disse, mas mesmo assim questiono quais os critérios de avaliação de um Projecto de Arquitectura do Sr.Arquitecto Pedro Alvernaz, porque quanto sei deveria ser mais imparcial nas suas decisões, mesmo referentes a alguns dos seus colegas. Por outro lado sei que a chefe deste Sr. continua a dar golpes de cintura, sabendo dante mão que lhe pode dar direito à destituição do cargo.(exemplo: ímovel que ficava por detrás da pastelaria Aromas e Sabores, não cumpre os 40% de Àrea Livre).

Anónimo disse...

Pelo que sei qualquer arquitecto que trabalhe numa Câmara tem muito pouco poder de decisão. A palavra final não deixa de caber ao Presidente que até pode passar por cima de um parecer negativo que o gabinete técnico dê.
E aqui nas Lajes para se conseguir fazer alguma coisa relacionada com a Câmara não é preciso ser-se amigo do Hernâni Bettencourt ou do Pedro Alvernaz, que são apenas dois jovens que um dia resolveram regressar à terra que os viu nascer. Absolutamente necessário é fazer parte do círculo de Évora. Do restrito núcleo dos impiedosos abutres continentais.

Anónimo disse...

O Pedro Alvernaz agora que foi metido no quadro da Câmara e que já é funcionário público deve tar prestes a fugir para o continente

Anónimo disse...

http://www.viladosboatos.blogspot.com/

Anónimo disse...

Por mim o Pedro alvernaz já podia estar aí pr'a fora. Não faz aqui falta nenhuma.

Anónimo disse...

Cuidado com o há de haver e à proposição. Corrija o texto por favor para que outros não cometam o mesmo erro ortográfico.
Quanto ao resto, discordo, pois a casa foi penalizada quando a estrada subiu. Não há, portanto, nada que infrinja a arquitectura tradicional.

Anónimo disse...

Quando o José Povinho quer fazer alguma coisa ao seu gosto não pode, porque tem que obedecer a certa regras, protocolos, fachadas, património, etc.
Quando é um Arquitecto, esse não é preciso obedecer a nada, com o argumento que não fazem mascaras, mas sim arte.
Dá vontade de rir mas é coisa muito sério, quando obras de particulares se atrasam tanto e outras obras da câmara que nem licença têm, exemplo da Liga dos Amigos da Manhenha e que foi construído em cima da costa.
Pois é a casa da Maria Natália não poderia levar nova cota por causa do alinhamento da rua, mas o projecto megalómano do Teatro foi aprovado por maioria, que tem tudo a haver com a arquitectura envolvente.
Tenham Dó.
A asneirada de hoje é o património do amanhã.

Anónimo disse...

Todos estes comentários têem alguma razão de ser, mas agora retornar aos anos setenta, para comparar com os comportamentos há data,acho isso uma tremenda anedota e, ficamos por aqui!.....
No que respeita a Património, acho bem a sua preservação, mas para isso não estejam só à espera do proprietário apresentar projecto. E, então o que faz a Instituição que nos representa, que é a "Câmara Municipal Lajes Pico", no meio de tudo isto,em que o proprietária subir e descer escadas da Câmara,sem esta lhe ter nada para dizer,mas como resposta pronta ainda não nos chegou nada,em vez de precionar o orgão onde se encontra o projecto, para resolução?...Então para que precisamos de uma Câmara, se esta se demiti da resolução dos assuntos dos seus cidadãos e, como neste, há outros problemas em que esta de demiti pura e simplesmente, dizendo que não faz parte das suas atribuições. Por isso este Concelho está no estado que se encontra!....Após o 25 de Abril,nunca tivemos um Presidente, com vistas para o além!...Sempre pensando em si, e, nos seus amigos e, que não faltasse o ordenado ao fim do mês,nem a carreira política para o futuro e,tudo o mais passa ao lado.

Anónimo disse...

Pelo que tenho visto, em todas as eleições desde o 25 de Abril até à data, nunca nenhum candidato se preocupou com a desertificação deste Concelho, porque passamos de 6 mil e tal habitantes,para uns escassos 5 mil, quando outros Concelhos evoluíram e, digo isto para quê? Para dizer que nenhum apresentou e, nem sequer teve a intenção,do Desenvolvimento Económico e Social deste Concelho,perante isto é deixar cair as mãos e, venha a nós o Vosso Reino.

Anónimo disse...

Perguntem ao Sr.Arquitecto Pedro Alvernaz porque é que não aprovou o projecto feito pelo Gabinete do Arquitecto Rui Pinto( Forte de Santa Catarina, Fábrica da Baleia, Ermida da Almagreira , entre outros projectos executados no concelho), de um conjunto de moradias que a empresa Vigolajes estava apostada em concretizar na Almagreira...ao que parece um arquitecto tão jovem, ora respeita a "traça" ou "troça" dela...como nos casos em que permitiu que fossem derrubadas casas com fachadas de traça histórica da Vila.

rui disse...

as causas não as conheço. Provavelmente serão idênticas às que provocaram milhares de casos semelhantes em todo o País.
Por vezes nem depende da vontade desta ou daquela pessoa. Pessoalizar o que é uma responsabilidade colectiva é por vezes a saída mais fácil mas inoperante.
O que interessa reter é: a casa da fotografia é lindíssima e seria uma pena que desparecesse.
Ainda bem que existem blogs interventivos como este que se preocupam com o património.