Almalajense pretende ser um espaço de debate de ideias e opiniões onde todos são bem vindos.Sempre tendo em vista o bem da nossa terra.

sábado, 14 de julho de 2007

Museu dos Baleeiros com novo rosto.

Depois de muitos anos de promessas e processos burocráticos finalmente começaram as obras de ampliação do Museu dos Baleeiros.
No passado dia 6 de Julho foi assinado o Auto de Consignação da obra entre a Direcção Regional da Cultura representada pelo Director do Museu do Pico Manuel Francisco Costa e a empresa Nascimento Caetano das Neves.
A obra tem um prazo de execução de 12 meses com um custo de cerca de 515 mil euros isto no que diz respeito à construção civil porque depois de terminada essa fase será instalado os mobiliários e equipamentos subindo assim os custos globais da obra para perto de 1 milhão de euros.
Em termos de arquitectura o novo espaço agora a ser construído irá manter o mesmo tipo de traçado do restante edifício no entanto no seu interior haverá algumas inovações necessários aos tempos e ás exigências actuais como é o caso de acessos para deficientes e crianças. O edifício será constituído por dois pisos.
O piso inferior terá uma nova galeria de exposições e eventos culturais, nova recepção com loja de vendas, secção educativa para trabalhar com públicos jovens, oficina de restauro e conservação de peças, arquivo e casas de banho públicas.
O piso superior será destinado às áreas admistrativas, técnicas, sala de reuniões e gabinete do director.
Trata-se pois de uma obra que vem em muito contribuir para um melhor serviço do museu pois cada vez é mais solicitado por quem nos visita e pela própria sociedade local.
Além disso vem recuperar uma área que estava abandonada ficando assim todo este quarteirão da frente marítima com uma nova imagem.
Pouco a pouca a Vila vai mudando de rosto para melhor.

20 comentários:

Anónimo disse...

É sem dúvida uma obra que permitirá revitalizar o Museu e acentuar as Lajes como o principal polo turístico da ilha.

Anónimo disse...

Faz todo o sentido.
O património baleeiro, e a sua importância para o desenvolvimento local, exigem-no.
Estou certo que toda aquela frontaria virada para o mar será uma bela homenagem aos nossos "heróis", e um excelente cartão de visita para quem ali se desloca.
Só uma pequena questão: há que arranjar local de substituição para a "Tasca" das Terras, indispensável na Semana dos Baleeiros.

Anónimo disse...

È uma obra muito importante para as Lajes e para o Pico e como foi dito acima vem confirmar as Lajes como um Importante centro para o turismo mas é preciso mais espeçialmente em fazer com que os turistas fiquem por cá e não apenas de passagem para isso tem de existir mais alojamento e criar mais espaços de atracção e embelezamento da nossa vila.
Srº Jose Augusto Soares este ano a "Tasca das Terras" será na antiga esplanada do antigo Restaurante 1ºMaio depois de chegado a um acordo entre o Sr Nuno Dinis e a direcção do Salão das Terras.

Anónimo disse...

O melhor lugar da Vila para tal fim

Anónimo disse...

Parabens ao Nuno e à Comissão das Terras pelo acordo conseguido, neste assunto.
Agora a Comissão de Festas não se esqueça de programar algo que volte a revitalizar aquela espaço do Cruzeiro, outrora onde se realizava a festa com grande sucesso e que se estendia pela rua direita.É necessário se dar mais enfase às nossas filamonicas, elas são, ainda, parte integrante das nossas festividade.
Lajense Longe+

Anónimo disse...

Bem apenas posso dizer que finalmente a obra começou,e ainda bem pois era muito importante a sua realização por todas as razões já aqui faladas.Apenas acho que se poderia ter inovado para algo mais moderno e ousado no aspecto da arquitectura pois trata-se de uma construcção de raiz e não de uma recuperação de algo existente onde em geral á regras que tem de ser levadas em conta sendo assim não havia a necessidade de se fazer digamos uma cópia do resto do museu,mas pronto a obra está ai e é o que importa acima de todo.
Parabéns ao Costa e aos Lajenses.

M.C disse...

Já mereciam, parabéns!

Anónimo disse...

Uma boa noticia e finalmente uma obra que já tardava a comecar.Será que o Governo e a Autarquia não se poderiam entender e dar um aspecto mais digno a todo aquele largo criando um verdadeiro largo alargando a curva e a estrada tirando aquela relva e empedrando toda a área com motivos maritimos/baleeiros,com colocação de bancos de jardim,iluminação e floreiras.
Ai sim teriamos uma bonita e aprazivel frente maritima por onde passa centenas de pessoas todos os dias.

Anónimo disse...

Há novos comentários no post VELHOS TEMPOS, de 09 de Junho de 2007...
Valem o que valem, mas como já estão um pouco atrasados no tempo, não ficará mal (?) a chamada de atenção.
Beijos e abraços.

Anónimo disse...

Onde focam os velhos tempos?

Anónimo disse...

Neste mesmo blog, com data de 2007-06-09, que mostra um cachalote na fábrica da baleia da Ribeira do Meio.

Anónimo disse...

Muito pouca participação continua a existir. Os lajenses parecem amordaçados pelos seus medos. Ele é o chefe que dá o tacho se eu me calar, o colega de partido que amua, o fiscal perseguidor, o médico todo poderoso, o padre castigador, os presidentes videntes, os professores que dão as notas, os vizinhos se acodem, os observadores correctores, os clientes que compram ou não, os engenheiros dos subsídios... Basta, venham ideias e discussões com pertinência, sem pertinência, ou simples postas de pescada de anónimos, heterónimos ou fulanónimos.
Precisa-se de debate de opiniões.

Anónimo disse...

Podias começar por ti e te identificares ou também tens medo do chefe ou algum receio de...

Anónimo disse...

O Pico elegeu 4 deputados para a assembleia Regonal. São eles:
Cláudio Lopes, Lisuarte Machado, Hernâni Jorge, Jaime Jorge.
Todos nos congratulamos de ter 2 lagenses entre os srs deputados. Devíamos, pois estar satisfeitos e protegidos com o progresso da ilha e do concelho perante tão proeminente representação.
Mas, em que causas labutam tão elevados representantes do povo? Pelo que leio quando me chega o “Dever”, estes senhores, nas suas torres de marfim, dissertam pelos portos de cabotagem e as suas características técnicas, pelo âmago magnânime da epistemologia da democracia (com uma vidinha destas, quem não seria magnânimo?) ou por umas opinionzitas óbvias que todos nós concordamos. Podem-me dizer então: E o que é que os anteriores fizeram? Sim, que fizeram o Simas, Francisco José, Carvão, Serpa, Rui Ávila, Agostinho, Terra, Emílio, Germano, Sidónio, Manito, Rosa, Júnior, Castro, Ivo, Sousa, Silveira, Ribeiro. Esqueci-me de algum? Alguém se lembra de alguma decisão que tivesse feito a diferença no dia-a-dia dos lajenses?
Bem, eu facilmente me apercebo do trabalho da Junta, da Câmara ou do Governo e sou capaz de julgá-los ao fim de quatro anos. E estes senhores o que fazem? Não estarão a mais numa altura que é necessário dispensar funcionários públicos? Não serão um peso no erário em subsídios de reintegração, vencimentos, reformas milionárias e outras mordomias?
Pois bem, se não podem fazer nada, ao menos sejam dignos e vão trabalhar como os outros. Nos bancos, nas secretarias, etc, nenhum quadro tão qualificado ficará de certeza sem ganha pão. E se ficar há sempre o subsídio de desemprego, como para qualquer um de nós. A não ser que estejamos a falar de uma nova geração de monarcas democraticamente iluminados.

Anónimo disse...

Boca santa.

Anónimo disse...

Vejo na televisão que os srs deputados do PSD são contra a Ota. Por sua vez, os do PS são a favor. Como disse?
A localização de um aeroporto será uma questão ideológica? E se é como se resolve? Alguém deitou os búzios e viu que os princípios ideológicos do socialismo indicavam um aeroporto na Ota? Por sua vez, depois de estudados os astros e consultado a Maya chegou-se à conclusão que a Ota não daria um bom aeroporto segundo, os princípios da social-democracia? Se é assim, não há nada a fazer. Todos os senhores deputados do PS são a favor e os da oposição contra. Então para quê a farsa da votação?
Interrogo-me, não haverá algum PS ou PSD que tenha alguma dúvida, ou mesmo que pense de forma diferente?
Na Assembleia Regional passa-se o mesmo. Consultando o site da AR constato que, por exº, na 5ªF, 14 de Junho, a Proposta de Resolução para proceder a avaliação do potencial de uma ligação directa semanal entre a Terceira e a América do Norte face às expectativas existentes, quer nos Açores, quer nas respectivas comunidades emigrantes foi rejeitada: PS: contra-27 | PSD: a favor-16.
Não haveria algum PS ou algum PSD que estivesse contra a corrente? Incrível...
Mas, relativamente ao Estatuto da Carreira Docente na Região Autónoma dos Açores, votado no dia 12 de Julho, deu-se o inverso: PS: a favor-27 | PSD: contra-15. E os exemplos seriam n...
Perante tanta unanimidade carneiresca dentro de cada grupo, será que é mesmo necessário haver votação? Ou assembleia?
Dá-me a ideia de, no momento da votação, o maestro do PS mandar os seus levantarem o cú da bancada. E o maestro do PSD mandar os seus estarem com o cú bem quietinho na bancada.
Estaremos, então, condenados a ser dirigidos por uma elite de deputados do cú?

Anónimo disse...

E o que dizem do novo cartaz da semana de Lurdes?

E os amigos do chefe (cerca de 20) que vêm a banhos às Lajes do Pico?

Anónimo disse...

E o programa?

Anónimo disse...

O cartaz se fosse em cor de rosa parecia da Barbie... O programa ao contrário das vinhas este ano, é muita parra para pouca uva.
As festas de freguesia com orçamentos mais pequenos e muita carolice conseguem ter melhores programas.
É para isto que temos vereadora da cultura e pagamos a um acessor douturado em letras e espetáculos?
Coitados dos que trabalham nas tascas para fazer algum dinheiro para as colectividades. Este ano temos o programa mais triste de sempre. Vê-se logo que o dinheiro é só para alguns...

Anónimo disse...

Bem se para alguns este é um programa triste para outros deve ser o maximo pois muito criticavam a dizer que era um um escandalo o dinheiro que se pagava a artistas de fora com bons artistas na terra que mais valiam a pena pois para esses esta deve ser a melhor festa de sempre.