Almalajense pretende ser um espaço de debate de ideias e opiniões onde todos são bem vindos.Sempre tendo em vista o bem da nossa terra.

sábado, 18 de agosto de 2007

Porto de Recreio Náutico das Lajes

Começaram as obras de construção do Porto de Recreio Náutico na nossa Vila mais propriamente no interior do porto na chamada Lagoa.
É uma obra que vai mudar o rosto de parte da nossa frente marítima especialmente toda a zona que corresponde à Avenida dos Baleeiros e que vem ordenar e criar novas valências ao porto Lajense que cada vez mais é um porto dedicado ao turismo desde que por aqui se iniciou a actividade de observação de cetáceos. Em termos de obra esta tem um prazo de execução de 8 meses devendo por isso ficar concluída em Abril de 2008 com um custo global que ultrapassara os 2 milhões e 700 mil euros e que está a ser executada pelo mesmo consórcio que está a realizar a obra de protecção marítima das Lajes os Irmãos Cavaco e a OFM.
Grande parte da obra ira nascer junto ao muro por baixo da Avenida Marginal partindo da Pesqueira até próximo da rampa das casas dos botes.
Será criado um terrapleno com 1000 m², um molhe cais com 120 metros de comprimento a uma cota de -1m (ZM) da qual 55 metros será acostável, um outro cais interior com 64 metros para abastecimento.
Além disso toda a bacia interior será dragada trabalho este que já está a ser realizado à algum tempo, também a antiga rampa de varagem irá ser reabilitada e melhorada.
Em termos de capacidade a estrutura terá cerca de 78 lugares de amarração em estrutura flutuante mas poderá aumentar para 100 se for utilizado os dois cais acostáveis.
Segundo algumas fontes isto trata-se de mais uma fase de melhoramento do nosso porto pois mais tarde poderá surgir uma outra estrutura com novas valências mas na nova bacia criada com a muralha de protecção.
Esta obra vem abrir as Lajes para o mundo e com isso novas possibilidades de desenvolvimento económico.

25 comentários:

Anónimo disse...

Bem, saúda-se a pertinência da actual informação. Resta agora reordenar todo aquele espaço de maneira a devolvê-lo ao mar – basta ver as fotografias antes da muralha. Seria útil reorganizar todo aquele espaço: a casa do estado, delegação marítima, o porto de recreio, o novo museu, zonas de lazer, o clube náutico, a avenida, a rampa, o caneiro e o passeio marítimo. Conjugando ainda com o campo de futebol-maré. Penso que há Aa poportunidade de abrir as Lajes ao mar.
Senhores desenhadores/arquitectos/curiosos, IDEIAS, rascunhos, esboços, maquetes PRECISAM-SE.

Anónimo disse...

É a primeira vez que tenho acesso a informação com algum detalhe sobre o que se está a fazer.
Grato por isso.
Espero, de facto, que a obra "abra" as Lajes para o mar, para o futuro, para o progresso.
Que a Vila possa aproveitar as excepcionais condições com que foi dotada pela Natureza, e as possa conjugar com as que lhe foram posteriormente "construídas" pelo homem.
Não esquecendo que a poluição, seja ela qual for, não faz falta nenhuma a ninguém.

Anónimo disse...

Mais uma obra que foi prometida pelo actual governo regional no que diz respeito á nossa Vila que está a ser realizada,fica faltando o Lar de Idosos das Lajes a nova escola secundária e a nova sede da Segurança Social.

Anónimo disse...

O Artur anda muito calado,
será que lhe calhou algum rebuçado

Anónimo disse...

É uma obra importante para a Vila e isso é saudar,contudo fala-se que o caminho de acesso á muralha vai ser retirado algo que acho estar errado pois ele proprio ajuda a proteger aquela zona e faz com que toda aquela nova baia criada por fora fique com águas calmas,retirando aquele caminho vai ser um turbilhão de mar a entrar por um lado e outro que crinado uma corrente que vai tornar o porto impraticavel com máu tempo.Além disso se o mar destruir alguma vez parte do molhe como se vai lá chegar,pois vai-se pagar outra vez milhares de euros só para fazer um novo acesso.
Forte pobreza...
Falou-se várias vezes nisto a muitos politicos da terra e afins mas que serve tem medo de perder o tacho de deputado da rosa.

Anónimo disse...

caros amigos que de uma maneira ou outra dão a sua opinião neste blog, sou do tempo e já algum não muito perto de que as lajes estava esquecida pelos politicos e que nada se fazia nesta vila, pois bem reparo que agora que se vão fazendo muitas coisas e bastantes boas ouço na voz de alguns velhos do restelo para que fazer isso que não é o mais importante, e mai alguns destes senhores até são pescadores nesta vila e são estes mesmos a criticar o que se está a fazer.
ò meus amigos já dizia o outro e preciso ter paciência para aturar toda esta gente.
Nos lagenses devia-mos estar contentes por tudo o que se está a fazer nesta vila (Campo Municipal, Forte Stª Catarina, Fabrica da Baleia, Ampliação do Museu dos Baleiros, Protecção da Oular Maritima, Ordenamento da Lagoa para Pesca Profissional e Pesca Desportiva, Hiper Mercado que espero que esteja a funcionar no mês de Abril conforme conversa tida com um dos Socios, Escola Secundária que penso que chegará a seu termo seja lá onde for Digo mais pensam que as obras que neste momento se estão a construir não faz cocegas aos nossos vizinhos?
É bom recordar o passado mas a vida continua e não podemos esperar que as coisas caiam do ceu.
Já me esquecia tambem do Cube nautico das Lajes que a breve prazo começará a as obras das casas dos botes e novo edificio para as restantes actividades.
Amigo anónimo que escreveu a ultima observação deve ser um dos tais velhos do restelo porque se calhar tem andado sempre calado por não se fazer nada agora ainda antes de acabar vai mandando postas de bacalhau pôdre

Anónimo disse...

Bem, este último comentário é mesmo um tratado de como não ser cidadão responsável e participativo. É mesmo uma personificação do excelente post “não venha a pior” http://escritemdia.blogspot.com/ que JGA tão bem documentou. Leia-se e descubra-se como a ficção infelizmente roça a realidade.
Vejamos, o meu amigo, através de um longo arrozoado quer dizer: comam e calem-se, senão quem vos deu ainda tira, será?
Depois, confunde investimento privado (hiper) com o municipal e ainda com o do Governo Regional, irra!
Acena com o fantasma dos vizinhos, como eles (Madalena e Cais) não estivessem bem melhor que nós.
E isto, para quê?
Atrevo-me a dizer que o meu amigo não é lajense, ou se o é, tem vistas muito curtas.
Os políticos não faziam e agora fazem - Tadinhos, é vê-los a trabalhar nas obras do porto e a porem do seu bolso.
Os velhos do Restelo estavam calados e agora falam - Todos devem dar a sua opinião velhos, novos, do Restelo, do Restolho... enfim, de qualquer lado.
Penso que opiniões deste tipo só reforçam a necessidade de um movimento cívico de opinião, anónima ou não, que faça lobby sobre os interesses e necessidades dos picoenses, lajenses, ribeirenses, etc...
Está visto que o caso do porto é um exemplo de como as pressões legítimas da população funcionam. Primeiro foram as obras no caneiro, depois a manutenção do caminho, seguiu-se a orla, porto de recreio. Atrevo-me a subscrever o poeta “ O futuro dos Lajenses será aquilo que os Lajenses quiserem.” Não desprezemos o poder que realmente temos.
Penso até que este assunto - a necessidade de manter o caminho já feito até à muralha e as consequências que daí podem advir, é uma excelente oportunidade para os nossos deputados, mais propriamente para aqueles que melhor conhecem a nossa realidade – Sr Cláudio Lopes e Sr. Lizuarte Machado. Que ouçam a opinião dos Lajenses e defendam os interesses dos seus eleitores.

Anónimo disse...

Se alguém pode e deve fazer alguma coisa para manter o caminho de acesso á orla é o deputado Lizuarte afinal é da mesma cor politica do governo e isso ajuda.

Anónimo disse...

ó srº paulo pereira vejo que vocé tem muita letra e conversa vocé pensa que eu não quero o melhor para as lajes engana-se o que eu tambem quero é que antes de se acabar as coisas não se comece já a inventar outras que como sabe nunca será possivél se não houver um estudo de impacto ambiental e tambem sabe que tudo isto é feito com 80% de apoios comunitários e tem de acompanhar sempre um parecer infelismente dos nossos hambientalistas.
Não quero que me ´^e lições de moral porque vivo aqui á mais tempo do que você e continuo a dizer que tudo o que for feito para bem das Lajes será bom.
Apesar de ter a posição que tem não sei se será necessário traduzir por miudos quando me refiro aos vizinhos é prova de que realmente não é de cá e não sabe o que se pasa.
Não misturei investimento do governo com autarquia porque por não ter tido possibilidade de estudar sei distiguir as duas coisas penso é que vocês que viveram no continente tem a mania de mais expertos do que os outros, quando falo de todo o investimento que está a ser feito na sde do concelho de certeza que me está a perceber ou então não é aquilo que parece ser penso ter esclarecido o que pretendia dizer e nunca me contentar só com aquilo que está a ser feito quero muito mais para a minha vila que tem andado esquecido durante muitos anos

Anónimo disse...

Concordo com muitas das coisas aqui escritas,mas também digo que no nosso caso aqui nas Lajes temos de travar várias batalhas pois além de lutar por atencão a nivel regional temos também a luta interna pois infelizmente grande parte dos serviços do governo a nivel de ilha encontram-se na Madalena chefiados por pessoas de lá muitas vezes suspeitas em muitas das suas acções desleixando e esquecendo a nossa zona.
Olhai as nossas bermas das estradas os arranjos das mesmas os passeios, etc......

Anónimo disse...

Pois quando existe vontade e força politica tudo se faz olha-se só o caso do novo Pavilhão do Candelaria que vai ser construido numa zona classificada de paisagem protegida e logo o Plano foi suspenso arriscando -se á UNESCO de aplicar sanções mas para si pode-se. Pois não venham contar historias de blábláblá quando toca aqui ao lado sul.

Anónimo disse...

Mesmo assim a festa deste ano tem mais interesse que a Semana do Mar

Anónimo disse...

Amigo Artur,
desde o meu último tratamento ao colesterol que sinto a minha veia poética cada vez mais pulsante e
incontinente.
Li o teu comentário e não resisti a dedicar-te umas linhas, com o máximo respeito...
c’um catano, aí vai.

Com um sorriso até à orelha,
sentenciou:
Que o padre Xavier se dane
Que bem criado eu estou
Dêem-me uma pitada de sal
P´ra uma coisinha
inha
sair um petisco
isco
Sem exagero que não sou anjo,
já que p’ra sargada e bem sargada
Ficou a do João do arcanjo


Com a TAP ando mesmo agoniado
Não vim a Ocidente invernar
Depois de ter foliado
P´ró ano hei-de cá voltar

Anónimo disse...

Falem com o presidente da junta das Lajes que ele resolve tudo,ele dá uma palavrinha ao Carlos Cesar e não só fica o caminho de acesso como ainda o transforma num cais para receber barcos de turismo.Pois a quando das eleições autarquicas eles até figuravam os dois nos cartazes a dizer que resoviam todos os problemas pareçiam até dois irmaõzinhos por isso ora ai está uma boa oportunidade.

Anónimo disse...

Hoje sinto-me triste.
1º Porque deixei o meu Pico, rumo ao Continente;
2º Porque estou sózinho em casa;
3º Porque usaram o meu primeiro nome (Há mais Marias na Terra!...)para fazer um comentário, sem ter sido eu o seu autor - até tive direito a uns versos;
4º Porque, se calhar, o melhor é ficar cómodamente calado (Sem esperar que lhe calhem rebuçados!...);
Passem todos bem.

Anónimo disse...

Ao sr anónimo de de Agosto 10:32
Longe de mim dar lições de moral. Ouça, todos têm o direito de reivindicar um futuro melhor. Se os “vizinhos” também o fazem, isso é lá com eles. Isso não deve é servir de pretexto para o imobilismo. Pois, como o meu amigo diz e bem, as coisas não caem do céu, ou seja é necessário exigir. O Faial tem a mesma população que o Pico (14 mil habitantes), o mesmo peso político (4 deputados), então por que cargas de água é que tem todo o investimento do Governo Regional (hospital, secretarias, quartel, marina, aeroporto internacional....)? Será que são uns predestinados? Ou é porque nós nos armamos em pobrezinhos envergonhados e não exigirmos a nossa parte do bolo, leia-se fundos da Comunidade Europeia? Veja o próximo investimento do porto da Horta – (http://geocrusoe.blogspot.com/2007/08/semana-do-mar-reordenamento-do-porto-da.html). E é só um exemplo de como somos comidos à grande e à francesa.
Já agora, se me permite, não leia tanto o Saramago, pois este ainda o vai baralhar, em termos de pontuação.

Ao “nem mais...”
Claro que todos com responsabilidade política devem dar a seu contributo. Para ser franco, não estou a ver o sr Roberto a assobiar para o ar numa matéria que diz respeito à sua área de intervenção.
Já agora, se tiver tempo e engenho, hei-de escrever qualquer coisa sobre a necessidade que os sr deputados (Cláudio e Lizuarte) têm de ignorarem a população e se agarrarem aos tachos.

Anónimo disse...

O sr.Eng.Roberto esse se for á espera de ele fazer alguma coisa tamos tramados já está na junta a 2 anos e ainda ninguém viu nada que ele tenha feito,comprou uma carrinha e uma casa por um balurdio nas terra para fazer um museu sabe deus quando e a que custo.Ele pode muito bem aproveitar este mandato pois basta perguntar á maior parte das pessoas que votaram nele que dizem que se fosse hoje não recebia um voto deles.
Viva o João Duarte pelo menos ia lavando a cara aqui e ali,fazendo umas limpezas,cuidando das zonas de banho etc.

Anónimo disse...

“Há uma série de actores políticos que deixaram de viver no T1 e passaram a habitar um T4. E que, para continuarem a morar no T4, não podem largar a vida política.” F. Seara

Por que os deputados preferem virar as costas aos eleitores a fazer frente ao partido, quando estão em causa interesses inconciliáveis?
Porque são cobardes? Porque o eleitor tem memória curta? Porque o eleitor é naturalmente ignorante e se nasceu PS há-de morrer PS, ou outro? Porque quando houver campanha se fazem novas promessas e eles cairão nem patinhos?
Penso que a perversidade começa logo no mecanismo de designação dos candidatos a deputados. Quem os designa e ordena são os órgãos do partido. Estes, por sua vez, vão assegurar-se que o nomeado nunca lhes irá fazer frente, ou seja, que obedientemente vote contra a sua população, se for necessário. Nada de novo, portanto?
Então, em alternativa devemos voltar então ao tempo das ditaduras? Não.
Existem outros mecanismos e estes são bem conhecidos...

Anónimo disse...

Boca santa,a justiça do povo mais cedo ou mais tarde acaba por acontecer.

Anónimo disse...

É necessário que a escolha dos candidatos a deputados seja feita pelos militantes e simpatizantes dos partidos, um pouco como as directas, mas para os deputados. Estes devem assumir compromissos, primeiro com os seus eleitores e só depois com os partidos. E os partidos devem recrutar mais candidatos independentes.
Por exemplo, para as eleições regionais do próximo ano é necessário que, tanto o PS como o PSD reúnam todos os seus apoiantes das Lajes, digamos na Filarmónica e que promovam um debate entre os pré-candidatos. Por hipótese se os pré-candidatos de um qualquer partido fossem o sr Paulino, o sr Roberto e o sr Hernâni, entre outros, estes deveriam explicar como pretendem defender o Pico na Assembleia. O mais votado pelos militantes seguiria em 1ºlugar na lista do partido e assim, por diante. É preciso não cair na esparrela do “vou fazer o meu melhor”. É necessário que estes apresentem medidas concretas, compromissos com o eleitorado. É fundamental que o investimento público proveniente do Orçamento Regional seja superior ao do Faial, de modo a encurtarmos a distância de desenvolvimento que nos separa.
Mas e as ideologias? Se sou PSD não estará errado votar no PS?
Não vá por aí. Sócrates tem uma politica mais à direita que o Santana. O Portas poderá governar à esquerda se lhe der jeito. Mais perto de nós, não acha que as ideologias dos nossos dois deputados residentes no concelho são mais semelhantes que os próprios Dupond & Dupont?

Anónimo disse...

http://trincheteafiado.blogspot.com/

Anónimo disse...

srº paulo pereira será por ventura proximo candidato a alguma coisa, você realmente se fala como escreve dará um bom politicio por essa razão tambem irá mentir a toda a gente, tendo a escola promária e não preciso ler saramago porque leio mal e preciso de trabalhar para sustentar a minha familia se calhar você e dois tais que lhe cai o dinheiro do ar, tenho que lhe dizer tambem que quem fala muitas vezes nem sempre é o que fala bem vá passerar ou veja se está a chover

Anónimo disse...

Bem, vejamos se esclareço a minha posição nestes comentários, que se querem curtos.
É óbvio que não sou candidato, nem político, muito menos ando atrás de recompensas.
Aliás, as únicas que talvez consiga serão as de fazer alguns inimigos com estas opiniões.
Não sou ingénuo.
Estas opiniões não são mais do que conversas típicas de dois conterrâneos, quando se encontram.
Voltando à vaca fria: A equação deve ser 14 mil habitantes correspondem a 4 deputados = mesmo orçamento que o Faial. Será que isto tem acontecido? Porquê?
Relativamente ao caminho da muralha: Qualquer lajense de gema sente que as Lajes deve ter uma Marina/Porto naquele espaço. E até penso que este investimento seria mais benéfico que a construção de outros pontões de protecção, que poderão estragar a paisagem e matar a galinha de ovos de ouro, a saber o turismo.
Nós não achamos piada aos juncos, mas a sua substituição por betão fará das Lajes um local igual a tantos outros, nesta aldeia global. A asneira será maior se se pensar em prolongar a vila em direcção ao mar. Disto não necessitam, os holandeses, de vir cá ver, não acha?
Contudo, há falta de muito outro investimento nas Lajes e no Pico, veja-se os temas que se discutem no dia-a-dia. Ou seja, isto não deve servir de pretexto para o imobilismo e para a subserviência.
Quanto a haver alguém que opte por um jogo de sombras e interesses, haverá sempre. A clareza do seu texto, embora com erros ortográficos premeditados, talvez não seja a de quem tem apenas escola primária...

Anónimo disse...

Vejo tanto burro mandando
Em gente com inteligência
Que às vezes fico pensando
Ser a burriçe uma ciência

Antonio Aleixo

Anónimo disse...

faialenses d'um raio!!!
O "c" em burrice não leva cedilha!!!
Vai pá tua terra!!!