Almalajense pretende ser um espaço de debate de ideias e opiniões onde todos são bem vindos.Sempre tendo em vista o bem da nossa terra.

quarta-feira, 3 de outubro de 2007

Memórias da baia das Lajes

Olhando a foto verificamos o quanto a nossa baia e a nossa Vila das Lajes tem vindo a mudar com o passar do tempo para bem de todos nós, principalmente nestes últimos anos com destaque para toda a intervenção que está a sofrer actualmente com a protecção de parte da orla marítima, com a construção do porto de recreio, com as obras do clube náutico a começar em breve e muito mais se poderia fazer se todos nós Lajenses de todos os quadrantes políticos e sociedade em geral se unissem e falassem a uma só voz e reclamar junto das entidades oficiais aquilo pela qual desejamos como é o exemplo da manutenção do caminho de acesso a muralha de defesa do Porto e a criação de um cais acostável dentro dessa nova baia criada com essa obra de protecção.
Vamos esperar até ao fim do mês altura em que Governo Regional faz a sua visita anual ao Pico pois penso que nos poderá trazer novidades.

11 comentários:

Anónimo disse...

De facto o sonho dos Lajenses em ter um cais acostavel onde embarcações de maior porte podessem encostar é bastante antigo e penso que esta era uma optima oportunidade para tal se concretizar pois já parte da estrutura está feita além disso temos cá uma empresa com todas as maquinas e pessoal apto para o realizar pois pode apresentar uma melhor proposta num concurso tal como aconteceu agora com as obras do porto de recreio em que essa mesma empresa que está a realizar a protecção costeira é que ficou com a obra pois apresentou uma proposta mais baixo e isso é importante não só nos custos mas também no prazos e conheçimento do lugar.

Anónimo disse...

Oxalá isso aconteça. Seria necessário que os socialistas locais interviessem e reivindicassem esse projecto junto das entidades competentes, sem complexos, como fazem outros noutras localidades. Oxalá tomem esse projecto a peito e´o concretizem.

Anónimo disse...

Pois é mas acontece que os ditos socialistas locais andam ocupados com a guerrilha com o chefe de gabinete e afins e esqueçem as reais preocupações e anseios do povo como a que aqui se fala no post e nos comentarios além disso o deputado socialista que mora neste concelho não sei o que realmente por esta terra,aliás ele nem socialista é oficialmente mas sim independente e isso até seria uma mais valia para nós pois podia vincar mais os seus pontos de vista sem medo e receio da disciplina partidaria. Mas enfim como dizia o outro é a vida...

Anónimo disse...

O Governo fazer alguma coisa que realmente mude e faça a diferença por aqui devem é estar a sonhar e bem alto o dinheiro faz falta em outros lados para as obras faraonicas lá pelas bandas de S.Miguel,Terceira e dentro de pouco tempo no Faial e um pouco para os lado da Madalena porque os de lá sabém se mexer,aqui vamos ficando com umas migalhas para nos calar a boca para dizer que estão a fazer alguma coisa.

Anónimo disse...

Quem não chora não mama por isso se berrarem bem alto quando o governo aqui vier pode ser que consigam alguma coisa seus lepras,mas duviddo pois as grande obras são feitas é por aqui na fronteira fiquem felizes com a amostra de marina que ai esta a ser construida e ochalá que nenhum iate ai encalhe.

Anónimo disse...

É pena ainda haverem bairrismos doentios no raiar do século XXI. Faz algum mal à Madalena que as Lajes se desenvolva? Faz algum mal ao Governo que para o concelho do Sul da Ilha, o maior em área, se façam melhoramentos que fixarão uma população jovem e sedenta de socego e qualidade de vida? Não queremos receber dos madalenas os podres que por lá existem, por isso fiquem com o que tem mais o que lhes irá bater à porta que por cá nos arranjamos sem berros nem Unescos. Temos o direito de ter um porto em condições e vamos tê-lo, contra tudo e contra todos. Se for preciso vamos reivindicar até conseguir junto de quem de direito.

Anónimo disse...

O caminho e o cais acostável deve ser ponto assente, até porque não envolverá grandes verbas. E essa do estudo do impacto ambiental, será para ver se os blocos uma vez colocados na vertical prejudicam mais o ambiente?

Sobre a nova escola, no post de 12 de Setembro de http://rotadashortencias.blogspot.com/ é possível ver a nova escola da Horta. Confesso que fiquei surpreendido. Necessitamos de uma nova escola com laboratórios e pavilhões, adaptados ao sec. XXI que, entretanto,sorrateiramente já cá chegou há quase uma década, pleno de novas exigências.

Já relativamente à zona do Calhau Grosso, que era constituída por uma enorme cortina de pedra que entretanto desapareceu, deixando então vila à mercê das enchentes, então porque não repor essa pedra, e pedra não falta no Pico, em vez de descaracterizar mais aquela zona com pontões? Não será mais estético e adequado à nossa vocação turística?

Anónimo disse...

Falem com o Capitão Ritinha que ele resolve isso depressa ele dá uma palavrinha ao carlos Cesar e aos Secs e pronto já está não se recordam aquando dos estudos e do inicio da obra de protecção costeira ele foi ao pé deles e disse o que tinha a dizer.
Proponho desde já o Rita para deputado regional para as proximas eleições regionais do proximo ano.

Anónimo disse...

Ora, depois de um comandante deputado, ter um capitão deputado não faria assim tanta diferença.
Uma vez que são ambos do mesmo ramo,apenas de patente diferente, votarei no que for mais reivindicativo e justifique melhor o seu ordenado.
Já estou farto de deputados que apenas posam bem nas fotos e defilam o fato nas procissões...

Anónimo disse...

Até porque, com o Rita, algum deputado do Faial que se arme em espertinho para roubar voos da TAP ao Pico, nas sessões do parlamento, leva mas é uns tabefes e não se mete noutra.
É melhor meter a viola no saco quando toca a defender os direitos dos lajenses?

Anónimo disse...

Ao "morador da cidade":
Cidade a merdalena nunca vai ser, nem para o século XXV...
Quanto à nossa marina vai ser maior e melhor que a vossa, que só vai ser construída por inveja, porque as Lajes tendo, a madalena nao podia deixar de ter...
As Lajes têm muitas mais condições quer para uma marina, quer para o turismo em geral. Os turistas so passam na madalena porque lá é que tem o aeroporto e as lanchas para o ilhéu iluminado, porque vao todos ter é às Lajes, até os barcos de whale watching da merdalena vão ver as baleias é para a baía da lepra...
Por isso deixe-se estar no seu cantinho muito bem caladinho porque razões para falar não tem nenhumas.
Tenho dito!!!