Almalajense pretende ser um espaço de debate de ideias e opiniões onde todos são bem vindos.Sempre tendo em vista o bem da nossa terra.

domingo, 3 de fevereiro de 2008

Bom Carnaval

Cá estamos nós mais uma vez no Carnaval onde por tradição o povo sai à rua em diversão e folia tentando esquecer os problemas do dia à dia ou então trazendo esses mesmos problemas, anseios e critica social ao terreiro através da sátira nos grupos e desfiles carnavalescos.
Com o passar dos anos este nosso Carnaval tem sofrido algumas alterações especialmente no que diz respeito aos lugares onde se realizam os bailes os chamados "Salões".
Longe vai o tempo em que era em casas particulares que os amigos se juntavam assim como os familiares e se realizavam os chamados "assaltos", mas também no que diz respeitos às sociedades locais onde pequenas salas enchiam de gente até rebentar pelas costuras e a rivalidade entre elas era uma coisa saudável que estimulava o seu desenvolvimento.
Por cá na nossa Vila essa rivalidade era entre o Grémio onde se costumava reunir segundo o povo os "senhores finos" e as suas famílias e a Filarmónica onde se reunia grande parte dos Lajenses e não só pois vinham pessoas de vários pontos da ilha assistir aos grandes bailes que duravam até às tantas da madrugada animados por vários conjuntos cá da terra contudo entre eles à destacar "Os Flechas" formado pelo Xavier, João Soares, Gilberto, Carlos José e João Azevedo que muitos e bons bailes fizeram nesta sociedade.
Pena que actualmente a mesma se encontre digamos "moribunda" depois de tanto que deu a esta nossa Vila.
Bom Carnaval para todos.

5 comentários:

Anónimo disse...

Hoje, Domingo de Carnaval, cá estou "desterrado" e com o pensamento bem longe, no nosso rico Pico!... Por cá, o tempo está como eu: chocho e nem cheira a carnaval!
O autor do blog faz-nos recuar no tempo e, então, as saudades apertam mais. Nas fotografias publicadas, tanta Gente querida que já partiu. Dos Flechas, apenas o Gilberto e o Carlos José fazem parte do mundo dos vivos. Felizmente que ainda estão por cá alguns daquele tempo que, certamente, se recordarão da azáfama que precedia, primeiro, os assaltos, depois, os bailes de carnaval. O brio que era posto no enfeitar das Salas, a preparação do "cup" e das sandes, a animação, que começava cedo e durava até às tantas da manhã. "Só vou para casa quando o dia esclarear... Daqui não saio, daqui ninguém me tira"...
Recordar é viver! Desculpem-me, meus amigos, se fui um pouco fastidioso, mas hoje, ao ver este post e ao fazer este meu comentário, eu (re)vivi um pouco.
Desejo que todos tenham um óptimo carnaval, saiam mais cedo da frente do televisor, vão já até ao baile e divirtam-se o mais e melhor que puderem. Permitam-me apenas este desabafo, em tom de lamento: Que pena a nossa Filarmónica Liberdade Lajense, apesar da charanga ter saído hoje à rua, não dar mais um ar da sua graça, pelo carnaval...
Um abraço enorme para todo o Mundo e ... fecha a roda.

Anónimo disse...

È verdade Artur ricos tempos esses, muita animação e companheirinho existia, hoje infelizmente está tudo diferente e a nossa querida Filarmonica está como se vê.È preciso o povo das lajes reflectir a sério o que quer para esta sociedade ou então corre o risco de acabar mesmo de desaparecer.

Anónimo disse...

Salva-se o Carnaval na Ribeira do Meio que ainda tem a força de outros tempos embora com uma nova dinamica mas é preciso ter em atenção pois segundo parece a situação a nivel de direcção vai ficar má pois a actual não quer continuar e já foi convocada uma vez a assembleia e não apareceu listas da proxima se acontecer o mesmo as portas serão fechadas.

Anónimo disse...

Carnaval é aqui no Sul da ilha Lajes e Ribeira. Ora ai está mais um motivo de atracção turistica que conjugada com outras actividades pode vir a ser um cartaz turistico nesta época baixa num futuro.
Viva o Carnaval na Ribeira do Meio.
E já agora onde andou a menina da RTP nem apareçeu por aqui mas se fosse numa daquelas ilhas que sabemos lá estava nem qque fosse para fazer uma reportagém de um 5 minutos sobre um pé de couve de 2 metros.

Anónimo disse...

POIS É SENHOR ARTUR É PENA A NOSSA QUERIDA F.L.L,NÃO TER DADO MAIS UM AR DA SUA GRAÇA,, MAS QUANDO O FAZEM OU TENTAM FAZE-LO HÁ SEMPRE OS QUE VEEM RECLAMAR DO BARULHO QUE POR LÁ ESTÃO A FAZER.POR ISSO COMO VAMOS DISFRUTAR DESTE ESPAÇO E DA SUA BELA ESPLANADA? BEIJOS PARA TODA A F.L.L.