Almalajense pretende ser um espaço de debate de ideias e opiniões onde todos são bem vindos.Sempre tendo em vista o bem da nossa terra.

domingo, 22 de abril de 2007

POTRAA

Foi recentemente apresentado pelo Governo Regional o Plano de Ordenamento Turístico da Região Autónoma dos Açores (POTRAA).
Este plano que está neste momento em consulta publica mais não é que um instrumento orientador do turismo nas nove ilhas dos Açores definindo e orientando espaços e locais com maior atractividade turística, assim como sugerindo e definindo roteiros e produtos específicos para cada uma das ilhas.
Este documento foi elaborado por uma Comissão Mista composta por Organismos do Governo Regional, Municípios, Universidade dos Açores, Câmaras de Comercio, Federações Agrícolas e Organizações Ambientais entre outras.
No que diz respeito ao Pico o documento refere que os principais produtos turísticos a tirar partido e a explorar são a baleia, a natureza, vulcanismo, montanha, a vinha e o vinho.
Em relação ao aumento do número de cama no Pico que neste momento ronda as 400 o plano prevê um aumento para 1060 até ao ano 2015 ou seja num espaço temporal de 10 anos.
O plano também identifica zonas nas ilhas com maiores potencialidades para o desenvolvimento turístico e no caso da nossa ilha foi definida a faixa entre São João e a Silveira além de grande parte da costa sul.
Finalmente na parte que diz respeito à criação e melhoria de infrastruturas destaca a criação do Porto de Recreio das Lajes para apoiar a observação de cetáceos e o desenvolvimento e reforço do turismo náutico em complementaridade com a Marina da Horta.
Depois de analisar o plano penso que se trata de um bom documento que vem ajudar e clarificar várias situações.
No que diz respeito ao nosso concelho é muito favorável e benéfico tanto que já provocou reacções negativas das outras autarquias da ilha nomeadamente do presidente da Câmara da Madalena dizendo que "não é perceptível e muito menos aceitável que apenas a costa sul seja contemplada como a zona de maior potencialidade turística".
Bem com esta afirmação parece que vamos ter mais uma vez guerrilha interna entre os concelhos em vez de nos unirmos e nos defendermos como ilha que somos.
Vamos a ver se a política vai mais uma vez interferir com a razão e os dados técnicos e os estudos que levaram a execução deste plano.

4 comentários:

Anónimo disse...

Nada disso é novidade basta no Verão perguntar a alguns dos muitos turistas que por aqui passam na nossa vila e ele o dirá,que o lugar mais bonito mais caracteristico e que mais gostou é as Lajes,pena é não ter as unidades hoteleiras sufecientes para aqui ficar.

Anónimo disse...

Vamos ver se a autarquia Lajense sabe tirar partido desse plano e cativar investimentos na área do turismo para as Lajes.

Anónimo disse...

Fico satisfeito com o Plano, pois sempre pensei que a costa Sul tem imensas potencialidades até agora pouco exploradas.
Mas...é um Plano...e mais importante será levá-lo à prática.
Um alerta : não nos importemos com o que os outros Concelhos pensam ou invejam. Façamos nós o nosso trabalho, porque não é com divisões que lá podemos ir....

Anónimo disse...

Pois mas o pior é quando o nosso trabalho é boicotado pelos outros pois muitas vezes os favores politicos e economicos são colocados em primeiro plano.