Almalajense pretende ser um espaço de debate de ideias e opiniões onde todos são bem vindos.Sempre tendo em vista o bem da nossa terra.

sábado, 7 de abril de 2007

Passos

Estamos já a terminar a época Pascal e com ela vem à memória várias tradições relacionadas com este período, algumas ainda resistem ao tempo outras nem por isso.
Neste período quaresmal várias eram as procissões que se realizavam na nossa Vila mas de todas aquela que maior número de fiéis trazia a Vila era a dos Passos que remonta ao século XVII introduzida pelos Franciscanos e promovida pela Irmandade da Santa Casa da Misericórdia.
Ligado a esta procissão está os Passos cuja datação, remonta ao século XVII/XIX, assumem um papel de destaque na referida procissão. Estes pequenos nichos situam-se em vários pontos da vila, existindo actualmente apenas quatro, em razoável estado de conservação mas era de importância que se coloca-se uma pequena placa bilingue a identificar este património para quem nos visita ficar informado pois trata-se da única Vila da ilha e das poucas nos Açores que tem este tipo de construção.
Também é necessário que se conserve e restaure na medida do possível estas estruturas como esta da imagem cuja parede que o alberga parece que está em risco de cair. No dia de Passos, estes altares eram habitualmente embelezados com flores e verduras e quadros com as cenas dos Passos de Jesus trazidas da Igreja de São Francisco. A procissão percorria a vila em penitência e oração realizando assim a Via Sacra de Cristo, cantando e rezando o Pai Nosso e a Avé Maria, tradição que hoje desapareceu.
Oração da procissão dos Passos:

Recebei estes meus passos,

Ó meu amável Jesus.

Permita que vos ajude

A levar a Vossa cruz

E que por ela consiga

Dos meus pecados perdão,

A Vossa graça, Senhor,

E a eterna salvação.

Que depois deste desterro

Eu vos vá ver, ó Jesus,

No feliz reino da glória

Cercado da eterna luz.

4 comentários:

Anónimo disse...

Prabens

Anónimo disse...

Parabens e continua a pugnar por esta vila que bem carecida está de homens, velhos e novos, que ao mesmo tempo que vivem o presente, recordem o passado, rico em tradições, que vale a pena preservar.Obrigado por este importantissimo "naco" de prosa e
pelos belos versoa da via sacra que tambem cantei hà cerca de 60 anos, os quais ainda hoje não esqueci.
Lajense de Longe

Anónimo disse...

Também eu quando criança fiz essa romaria à qual muita gente da Silveira,Almagreira,R.Meio e principalmente das Terras participava.Se hoje já não de realize que ao menos se preserve os Passos em sua memória.
Temos coisas lindas na nossa terra vamos lhes dar o devido valor.Os Blogs podem ser e devem ser um meio de chamar a atenção para todos estes valores.

Anónimo disse...

sobre os passos veja-se tb www.trilhosdelava.no.sapo.pt