Almalajense pretende ser um espaço de debate de ideias e opiniões onde todos são bem vindos.Sempre tendo em vista o bem da nossa terra.

sexta-feira, 13 de abril de 2007

Teatrinhos...

A decisão de se construir um edifício de raiz para fins culturais com capacidades técnicas, logísticas e físicas parece que já a muito foi tomada não apenas por este executivo camarário mas também pelos anteriores executivos presididos pelo Eng. Cláudio Lopes.
Ao longo deste tempo várias foram as designações e projectos para a sua execução. Começando numa primeira fase por se chamar de Auditório Municipal das Lajes do Pico depois numa segunda fase Casa das Artes e finalmente chegamos agora ao Teatro Municipal da Lajes do Pico.
O único ponto comum ao longo destes anos foi a localização. Sempre foi referido o terreno entre a casa da "Maricas Tomé" e os Correios. Contudo ao que diz respeito ao projecto de arquitectura já vão em três com todos os encargos financeiros que daí advém.
Aqui são apresentados os dois últimos projectos, o actual cujo autor é o arquitecto Nuno Lopes tem provocado muitas opiniões contra a sua execução pois muitos consideram ser uma arquitectura demasiado modernista e inovadora para aquela zona da Vila sem falar no custo da mesma.
O projecto anterior a este e que se pode observar nas três primeiras fotos é da autoria do arquitecto Rui Pinto e embora seja também de linhas modernas acho que apesar de todo enquadrava-se mais na zona pois tem apenas um corpo, uma fachada dupla com falsas janelas e portas que esconde a fachada principal em painéis de vidro, mantendo assim um alinhamento das estruturas da rua, finalmente o tecto composto por várias cobertas a fazer lembrar as nossas características águas furtadas ou torrinhas.
Em minha opinião já que a estratégia da Autarquia passa por construir um Teatro Municipal naquele lugar e disso penso que já não restam muitas dúvidas a escolher entre as duas opções a do arquitecto Rui Pinto seria a mais adequada, embora actualmente na nossa terra existam jovens arquitectos que decerto fariam um bom trabalho se para tal fossem convidados pela Autarquia.

23 comentários:

Anónimo disse...

Apesar de não concordar com a construção de um teatro já que a autarquia está de pedra e cal em o fazer naquela zona que ao menos mande elaborar um projecto mais em acordo com essa área o projecto anterior e ai estou de acordo com o autor deste blog apesar de tudo é mais apropriado.

Anónimo disse...

"....a do arquitecto Rui Pinto é a mais adequada."
Já vi que mal conhece o autor do projecto?
É pena porque segundo sei, os mais variados projectos elaborados por esse arquitecto, consistem sim no que ele elabora para si e não os objectivos dados pelo dono de Obra.
A quantidade de ERROS e OMISSÕES, que constituem os projectos.
Temos gente com capacidade cá nesta terra, vamos dar trablho aos nossos. Porque nem tudo o que vem de fora presta!!!!

Anónimo disse...

O teatro é bem bonito. força chefe

Anónimo disse...

Concordo com Ovelha Negra. Independencia para os Açores!...
Vamos mandar embora todos os que não são de cá e vamos mandar vir todos os que são de cá. O mundo seria sem dúvida muito melhor...

Anónimo disse...

Concordo com a estrategia da autarquia em fazer um Teatro embora pense exista muitas outras coisas que seriam importantes fazer de qualquer modo uma aposta na Cultura é uma mais valia vários estudos indicam que a aposta na Cultura é uma das mais eficazes em termos de retorno socio-economico, mesmo na nossa ilha as duas outras autarquias tem já projectos para a contrução de auditorios.

Anónimo disse...

Deixem trabalhar quem está com vontade de fazer alguma coisa por esta terra,a maior parte desta gente que aparece nos blogs e anda por ai nos cafés não sabe fazer nada a não ser criticar tudo o que se faz e o que não se faz.
No fim do mandato o povo irá dar a sua sentença.

Anónimo disse...

Eles falam, falem e a banda passa.
Força Sara Santos faz o teu trabalho e cumpre as tuas promessas,pois tu pelo menos está a fazer alguma coisa o Eng. Claudio lá esteve e só meteu água e nem isso acabou.

Anónimo disse...

pior do que não ter opinião é querer silenciar aqueles que a têm!

Anónimo disse...

O Ovelha Negra é tolo!

As únicas obras de jeito neste concelho foram frutos do ARQUITECTO Rui Pinto.
Basta de maramachos e desenhadores

Anónimo disse...

Concordo também com a opinião anterior o Arq.Rui Pinto faz bons trabalhos é ver o projecto do Forte por ele elaborado e a fabrica que ainda está em recuperação e a Ermida da Almagreira que foi recentemente colocada no lote das melhores obras de arquitectura moderna dos ultimos anos em Portugal.

Anónimo disse...

Com o dinheiro que se vai gastar nesse teatro fazia uma total remodulação nos passeios da vila na sua iluminação publica criação de alguns largos e pequenos jardins e embelezamento da mesma par dar uma boa imagem a quem nos visita e para nos sentirmos bem e gostarmos da nossa terra.

Anónimo disse...

Bem que o nosso chefe tentou ficar com os louros das obras do Arq.Rui Pinto mas ao que parece nem todos os lajenses sao parvos.
E já agora perguntem o tratamento que a camara tem dado a este senhor, lá conseguiram afugentar o homem para bem longe. Já para não falar no que lhe fizeram aquando da inauguracao do forte. E depois os "seres menores" somos nós os lajenses.

Saudacoes "Sarazaristas"

Cristao-do-asfalto disse...

para a ovelha negra:
Os projectos poderão ter erros e omissões, ninguém é perfeito, mas pela minha experiência,em projectos dele, se houver uma fiscalização competente, nem sempre o empreiteiro tem razão.
Como diz o tio Quim na música" há quem goste de mamar nos peitos da cabritinha", aqui tb digo há quem goste de mamar à custa do trabalho dos outros...se és quem eu penso, esta é só para não atirares pedras tens telhados de vidro...

Anónimo disse...

Grande Areias como sempre na tens medo de dizer o que pensas. Etens razão mais uma vez nesta.

Anónimo disse...

Curioso é o facto do Sr. Paulo Areias vir para aqui falar em mamar... Se fosse a si, mantinha-me em silêncio. Se eles descobrem...!!!

Cristao-do-asfalto disse...

oh meu caro(a) amigo(a) que está a insinuar?
Quero que saiba que falo assim, sabe porquê?
Até hoje nunca me deixei vender, por isso explique-se e já agora dê a cara, pois os anónimos são cobardes!!

Cristao-do-asfalto disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
Anónimo disse...

grande areias assim é que se fala

Anónimo disse...

o pe. paulo areias éhomem sério e bom administardor, trabalho com ele, e basta ver as suas obras, quem deconfia é porque nunca foi d econfiança

Anónimo disse...

Afinal o que é que o Padre Areias tem a ver com o Projecto do Teatro Municipal? Ele tem trabalho feito mas é a nível de Igrejas e é aí que deve continuar a fazer o excelente trabalho que faz. Às vezes mete-se por caminhos que não valem a pena e depois sofre e faz sofrer consequências.

Anónimo disse...

Força...

Anónimo disse...

"Os projectos poderão ter erros e omissões, ninguém é perfeito, mas pela minha experiência,em projectos dele, se houver uma fiscalização competente, nem sempre o empreiteiro tem razão."
GRANDE ENTENDEDOR

Como diz o tio Quim na música" há quem goste de mamar nos peitos da cabritinha", aqui tb digo há quem goste de mamar à custa do trabalho dos outros...se és quem eu penso, esta é só para não atirares pedras tens telhados de vidro...

"mamar"
"É O ALGUNS AINDA FAZEM DOS AMIGOS"

Anónimo disse...

Ai que a reconstrução das Igrejas ainda vai dar sarilho....