Almalajense pretende ser um espaço de debate de ideias e opiniões onde todos são bem vindos.Sempre tendo em vista o bem da nossa terra.

domingo, 25 de março de 2007

Reparos...

Depois da excelente recuperação, restauro e adaptação em Posto de Turismo do antigo Forte de Santa Catarina realizada pela Câmara Municipal existem apesar de tudo alguns reparos que várias pessoas têm vindo a sugerir e que seriam de fácil resolução.
Em primeiro lugar a fraca ou inexistente iluminação nocturna que um lugar daqueles merece tal como acontece por essas terras fora em Fortes e Castelos. Falo mais propriamente da iluminação das muralhas exteriores viradas para o mar e da única vigia existente embora esta com um pequeno ponto de luz que mal se nota. Todo isto a contrastar com a talvez demasiada iluminação do Jardim.
A iluminação exterior das muralhas assim como da vigia traria uma nova beleza nocturna à baia à semelhança com o que acontece com o Monumento aos Baleeiros que não deixa ninguém indiferente.
Finalmente o ultimo reparo é o abandono há mais de um ano das antigas peças "canhões" do forte que se encontravam enterradas na zona da rampa e em frente ao museu que foram desenterradas a quando das obras de saneamento básico da Vila e que se encontram actualmente em cima da Ladeira nos estaleiros que a empresa Técnovia utilizou para a produção de betão para a obra da protecção marítima.
Estas peças deveriam ser recuperadas e colocadas no Forte pois fazem parte da sua história e assim voltariam ao seu local de origem.
Será que foi um esquecimento da Autarquia

8 comentários:

Anónimo disse...

Se fosse apenas esse os esquecimentos da autarquia era bom mas o pior é que existem tantos.Mas claro se afinal existem os canhões por que raio não são lá colocados.

Anónimo disse...

Confesso que ver os canhões assim...causa tristeza.
Fazem parte integrante do Forte, independentemente das madeiras que agora o decoram (e bem).
Falta de verba para o restauro?
Só pode ser, e nesse caso talvez chamar a atenção do célebre IPPAR.
Depois da obra que se fez, caramba, só faltam os canhões. Vamos lá tratar disso, meus senhores.

Anónimo disse...

Já agora não sei se viram
No jornal Expresso das Nove da semana passada, está lá o projecto do teatro municipal e a recuperação da casa da maricas tomé
Olhem que para mim é um projecto de vanguarda bem integrado com uma recuperação perfeita da dita casa.
Quanto a ser ou não necessária esta obra, isso já é um problema da Camara das Lajes e do seus munícipes.
Que é um bom projecto é.

Anónimo disse...

O chefe estava com medo de os canhões lhes dar um tiro daqui para fora.

Anónimo disse...

Bem se calhar se o Jornal o Dever publica-se a foto dos canhões com uma chamada de atencão talvez a presidente se lembra-se dos mesmo pois tadinha na deve ter net no su gabinete por isso na lê os Blogs.

Anónimo disse...

Realmente eles deviam estar no forte,nesta terra é sempre o mesmo temos as coisas mas não sabemos lhes dar o valor.

Anónimo disse...

Não sabemos dar valor não. Quando se governa de costas voltadas para a população o resultado está à vista. São projectos e mais projectos que apenas interessam a uma minoria e depois aquilo que são os problemas estruturais do concelho ficam para trás. Qual é a política de fixação de pessoas do concelho? Somos uma colónia para o mês de Agosto ou queremos condições para aqueles que vivem cá todo o ano?

Anónimo disse...

A cambada de preguiçosos que durante mais de 30 anos não mexeu uma palha pelo Concelho das Lajes do Pico, anda agora a caluniar quem trabalha. Mostrem a cara e trabalhem: digam o que fizeram estes 30 anos! Digam lá!